zoom

Tudo o que você precisa saber sobre “Desventuras em Série”


Saiba como foi a primeira temporada de “Desventuras em Série”, estrelada por Neil Patrick Harris e já disponível no Netflix

desventuras-em-series-unfortunate-events-poster-netflix-2017-ateremos

A série Desventuras em Série, baseada nos livros de Daniel Handler, estreou na última sexta feira (13) na Netflix, já aproveitando o clima sombrio da primeira sexta feira 13 do ano. A primeira temporada engloba os primeiros quatro livros da série de treze, divididos em duas partes o que dá um total de 8 episódios. Uma boa notícia é que a série mal estreou e já foi renovada para a segunda e terceiras temporadas respectivamente, para assim focar no restante dos livros.

Diferente do filme de 2004 estrelado por Jim Carrey, a série está bem mais fiel aos livros, mudando muita pouca coisa em relação a obra literária. Por se tratar de uma série, a produção teve mais tempo de mostrar cada livro para cada episódio sem precisar se preocupar muito com o tempo disponível. Desventuras em Série é narrado pelo autor Lemony Snicket (Patrick Warburton), e conta a trágica história dos irmãos Baudelaire: Violet (Malina Weismann), uma inventora bastante criativa; Klaus (Louis HPynes) um leitor voraz e Sunny (Presley Smith), que ainda é um bebê mas morde tudo que vê pela frente e emite sua opinião através de grunhidos que são legendados no seriado.

Suas vidas viram de cabeça para baixo  logo no começo do primeiro episódio, Mau Começo, quando eles são notificados pelo banqueiro Sr Poe (K.Todd Freeman) sobre a morte de seus pais em um incêndio que destruiu a mansão deles. Eles são então enviados para o primeiro guardião da lista para tomar conta deles, o ator Conde Olaf (Neil Patrick Harris) que está de olho na fortuna dos Baudelaire mas que só poderá ser acessada quando Violet for maior de idade. Ao chegar na casa de Olaf, as crianças são forçadas a fazer todo tipo de tarefa doméstica e até cozinhar para a trupe teatral do novo tutor, e tendo que dividir uma única cama no quarto em que dormem. Olaf ainda tenta um esquema sórdido para se casar com Violet e assim herdar sua fortuna, mas acaba sendo desmascarado a tempo antes de fugir.

As crianças são então enviadas para o Tio Monty (Aasif Mandvi) nos episódios A Sala dos Répteis. Montgomery Montgomery ou simplesmente Tio Monty como prefere ser chamado pelas crianças é um herpetologista, ou seja, um cientista que estuda répteis. Ele é sem dúvida o tutor mais amável de todos os que as crianças são enviadas (incluindo os outros mencionados nos livros que ainda não foram adaptados). Ele possui uma coleção de répteis em sua casa incluindo cobras. Tio Monty dá às crianças no breve período de tempo em que moraram com ele, amor, carinho e segurança mas que não dura muito com a chegada de Conde Olaf ao local, ainda disposto a colocar suas garras na fortuna dos Baudelaire. Ele se disfarça no assistente de Monty, Stephano (tentando disfarçar suas características mais marcantes: sua monocelha e a tatuagem de olho que possui no tornozelo esquerdo) mas embora não consiga enganar as crianças, ainda assim consegue provocar uma tragédia no local forçando as crianças a mudarem de tutor mais uma vez.

No terceiro episódio, O Lago das Sangue Sugas, os órfãos são levados até o Lago Lacrimosa onde mora a Tia Josephine (Alfre Woodard), uma mulher medrosa que tem medo de quase tudo mas que adora estudar gramática.As crianças ainda tentam descobrir os mistérios por trás da morte dos pais e a conexão deles com seus últimos tutores que eles só ouviram falar até recentemente. Infelizmente para o azar deles, Conde Olaf aparece de novo com sua trupe teatral com mais um disfarce para tentar enganar o tutor da vez. Dessa vez ele usa o disfarce de Capitão Sham (ou Fraude como é traduzido) e usa a comovente história de ter perdido uma das pernas para as sangue sugas do Lago Lacrimosa para comover a nova guardiã dos Baudelaire e conseguir conquistá-la antes de dar o bote no primeiro encontro deles onde a ameaça a não ser que ele deixe a guarda das crianças com ele. Josephine concorda antes de forjar seu suicídio deixando uma mensagem em código para as crianças decifrarem e assim localizarem seu paradeiro antes que Olaf como Sham se torne seu tutor novamente.

Já no quarto episódio Serraria Baixo Astral, as crianças fogem para a Serraria Alto Astral que não só tem alguma conexão com seus pais como também com outros dos seus tutores como Monty e Josephine, e eles esperam descobrir que segredo eles têm em comum. Elas são obrigadas a trabalhar lá pelo dono do local, Senhor (Don Johnson) que comanda o local com a ajuda de seu sócio Charles (Rhys Darby), mas novamente as crianças se veem em maus lençóis quando descobrem que a oftalmologista do local Dra Georgina Orwell (Catherine O’hara) trata-se de uma ex-namorada de Conde Olaf que usa da fraqueza da ex para se aproveitar da situação e se infiltrar no local como sua secretária Shirley. Durante o trabalho, um dos capatazes da serraria quebra propositalmente os óculos de Klaus forçando o menino a fazer uma visita a Georgina que o hipnotiza fazendo dele a vítima perfeita para os planos macabros de Olaf. Por sorte Violet e Sunny conseguem tirar ele do transe antes que seja tarde demais.

Neil Patrick Harris foi a escolha perfeita para representar o Conde Olaf no seriado do Netflix. Só mesmo um ator versátil e talentoso como Neil para representar o papel de um ator canastrão como Olaf que por já ser um personagem caricato nos livros, pede um certo exagero na série e Neil conseguiu dar o tom certo ao personagem. As crianças também foram muito bem escaladas e sentimos sua dor a cada nova aventura em que são forçadas a mudar de tutor na esperança de descobrir mais sobre a morte dos seus pais. O narrador da série Lemony Snicket faz o uso da quebra da quarta parede e dialoga com o telespectador ao longo da série, na maioria das vezes implorando que ele não assista a trágica história dos irmãos Baudelaire já que possuem outros programas mais alegres para assistir. O sarcasmo do autor é notado durante todos os episódios e foi muito bem mostrado na série.

Ao longo dos oito episódios da produção, o telespectador ainda é direcionado a solucionar enigmas ao lado dos Baudelaire para tentar descobrir a morte dos pais das crianças e como o Conde Olaf é ligado a eles.

Um aviso para quem for assistir a série: as aberturas mudam de acordo com a mudança de episódio e tutor das crianças. Então não deixem a reprodução automática do Netflix pular as aberturas e ir direto para o episódio. Assistam cada abertura antes de começar um novo episódio pois elas valem a pena.

A primeira temporada de Desventuras em Série já está disponível no catálogo da Netflix.

Por Tabula Rasa


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque