press

Karinah se divide entre os carnavais do Rio e Salvador em maratona que inclui shows em trios, blocos e desfile na Sapucaí


Maratona carnavalesca reúne apresentações com Margareth Menezes, Nelson Rufino e Carlinhos Brown, shows no Expresso 2222, no Camarote Brown e desfile como musa da Mangueira

De 12 a 17 de fevereiro, Karinah se divide entre blocos, camarotes, trios elétricos e a Marquês de Sapucaí — em uma ponte aérea entre Rio e Salvador, que a levará a diferentes palcos para apresentações ao lado de nomes centrais da música brasileira

Apontada como uma das principais vozes da nova geração do samba contemporâneo, a cantora e compositora Karinah chega ao Carnaval 2026 com uma agenda que a coloca na companhia dos principais maratonistas da festa no país.

O bom momento inclui sucesso nas paradas e o lançamento do clipe da música “Ripiei”, composta para ela por Carlinhos Brown e André Limma.

De 12 a 17 de fevereiro, Karinah se divide entre blocos, camarotes, trios elétricos e a Marquês de Sapucaí — em uma ponte aérea entre Rio e Salvador, que a levará a diferentes palcos para apresentações ao lado de nomes centrais da música brasileira, como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Nelson Rufino.

A programação começa na quinta-feira (12), quando Karinah canta no Bloco Os Mascarados (no circuito Barra-Ondina) com Margareth Menezes, parceria que já se repetiu em outros carnavais. Ainda na mesma noite, ela participa do Bloco Amor e Paixão (circuito Campo Grande), de Nelson Rufino, compositor de faixas gravadas por ela no álbum Meu Samba, como “Verdade” e a inédita “Foi um Sonho”.

Na sexta (13), a sambista sobe ao trio de Carlinhos Brown no circuito Barra-Ondina para um show completo com a Banda da Madrinha – que marca sua estreia na cidade com uma banda própria. O show terá direção musical de Carlinhos 7 Cordas e reunirá músicos históricos da formação que acompanhou Beth Carvalho. Em um ano considerado simbólico para o samba — principal homenageado no Carnaval de Salvador em 2026 —, a apresentação terá ainda a participação especial da cantora Simone. No sábado (14), Karinah volta aos palcos com participações no Expresso 2222 e no Camarote Brown.

De volta ao Rio de Janeiro, o domingo (15) começa com a participação no bloco Bangalafumenga, no Aterro do Flamengo, no Monumento dos Pracinhas. Ainda no mesmo dia, a noite é dedicada à Marquês de Sapucaí: ela cruza a Avenida como musa da Estação Primeira de Mangueira, à frente do último carro alegórico da escola, com fantasia “Raízes do Amapazeiro” assinada por Bruno Oliveira — o mesmo que criou a fantasia de onça de Paolla Oliveira em 2024 — e efeitos especiais planejados para causar impacto na Avenida.

A maratona se encerra na terça-feira (17), às 22h, no Terreirão do Samba, onde Karinah faz sua estreia com show completo no tradicional palco do carnaval carioca.

Além da folia, Karinah segue com uma intensa agenda de divulgação para o lançamento de seu mais recente clipe, o hit “Ripiei”, que hoje está entre as canções mais executadas nas rádios do país, e com especial projeção na Bahia, onde aparece entre as três músicas mais tocadas há dois meses.

Para quem quiser acompanhar a maratona, Karinah está lançando ainda “Meu Karnaval”, que mostra os bastidores da sua preparação para a folia. A série terá quatro episódios, sendo que o primeiro já foi disponibilizado na quinta-feira (5), no perfil da artista no Instagram, @Karinah.

“Quis retomar a série ‘Meu Karnaval’ para compartilhar com quem me acompanha um pouco dos bastidores e de tudo que ocorre pré-Carnaval. É uma forma de me conectar mais com o meu público, mostrar o trabalho, a emoção e a energia que antecedem a folia. Cada episódio traz detalhes que normalmente ficam escondidos, mas que são parte da magia dessa festa que tanto amo”, explica a cantora.

O clipe de “Ripiei”

“Ripiei” é uma composição de Carlinhos Brown em parceria com André Limma, com arranjo e produção de Pretinho da Serrinha. A faixa reúne sopros, cavaco e percussões da tradição carioca, além da guitarra de Pedro Baby.

Gravado no Rio de Janeiro, na Pedra do Sal, com 150 figurantes, e com imagens registradas em Salvador, o clipe conta com a participação de Carlinhos Brown e tem direção do cineasta Bruno Murtinho, que já trabalhou com Tiago Iorc, Natiruts, Diogo Nogueira e Vanessa da Mata. O vídeo traduz em imagens o clima festivo da canção.

“Esse clipe reúne afetos muito importantes para mim. O Rio é a cidade que escolhi para viver com minha família e onde sigo construindo minha história, e a Bahia foi muito importante na minha formação musical. Ter Brown comigo nesse encontro torna tudo ainda mais especial”, afirma Karinah.

Karinah

Uma das vozes mais marcantes do samba contemporâneo, Karinah começou sua trajetória ainda adolescente, apresentando-se em festivais e casas noturnas, e ganhou projeção nacional ao participar do programa Ídolos. Seus álbuns já somam mais de 25 milhões de streams nas plataformas digitais. Trabalhos como Meu Samba, com direção artística de Zeca Pagodinho, e o single “Ripiei”, parceria com Carlinhos Brown e André Limma, consolidaram seu protagonismo na cena atual.

Desde o início da carreira profissional, em 2012, sua voz chamou a atenção de nomes como Dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Jorge Aragão e Arlindo Cruz, que acompanharam de perto sua trajetória. A artista mantém uma relação especial com Salvador, onde estudou música na AMBAH e iniciou parceria com o Maestro Letieres Leite, que se tornaria seu diretor musical.

Seu primeiro álbum, Você Merece Samba, produzido por Leandro Sapucahy, apresentou ao público uma intérprete de forte presença. Nos anos seguintes, participou de programas como Som Brasil e Esquenta, além de dividir o palco com Martinho da Vila, Gilberto Gil, Fundo de Quintal e Alcione.

Em 2019, lançou Completo, reunindo faixas como “Melhor Que Nada”, parceria com Sorriso Maroto, e “Insegurança Zero (A Mãe Tá On)”. A canção “Medo de Amar” integrou a trilha da novela Salve-se Quem Puder, da TV Globo, ampliando ainda mais seu alcance. Em 2022, apresentou o projeto Karinah Por Elas, que reuniu 27 intérpretes femininas em celebração aos clássicos do samba.

O disco Aglomerou, de 2023, reuniu Alcione, Xande de Pilares, Dudu Nobre, Arlindinho e Fundo de Quintal, reforçando seu diálogo com diferentes gerações do gênero. Em 2024, integrou o júri do Prêmio da Música Brasileira e coproduziu o projeto Casa MPB, ao lado de Zé Maurício Machline. No mesmo período, abriu mais de 30 shows da turnê de 50 anos de carreira da Marrom em todo o Brasil. Também lançou nova versão de “Verdade”, em homenagem a Zeca Pagodinho, que ultrapassou 10 milhões de streams.

Em 2025, lançou o álbum Meu Samba, reafirmando sua maturidade artística. O projeto tem direção musical de Max Pierre, direção artística de Zeca Pagodinho e direção criativa de Gringo Cardia, além de composições de Moacyr Luz, Nelson Rufino, Dunga de Vila Isabel e do próprio Zeca, que participa da faixa “Foi um Sonho”.

Transitando entre a tradição e novas abordagens do samba, Karinah também atua como empreendedora e desenvolve iniciativas voltadas à valorização das mulheres no gênero, como o audiovisual Karinah Por Elas.

Sua ligação com o Carnaval é constante: já puxou samba na avenida, é compositora de samba-enredo, Musa da Mangueira e presença frequente nos desfiles da Beija-Flor. Também lançou a série Meu Karnaval, que acompanha os bastidores dessa vivência.

É Madrinha do Programa Social da Mangueira, reconhecido pela UNESCO, e colabora com a Central Única das Favelas (CUFA), Instituto Zeca Pagodinho, projeto Empoderadas e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A programação do Carnaval

12 de fevereiro (quinta-feira)
• Bloco Os Mascarados, no circuito Barra-Ondina, em Salvador, com Margareth Menezes
• Participação no Bloco Amor e Paixão, de Nelson Rufino, no circuito Campo Grande

13 de fevereiro (sexta-feira)
• Show completo no trio de Carlinhos Brown, no circuito Barra-Ondina, em Salvador, com a Banda da Madrinha

14 de fevereiro (sábado)
• Participações no Expresso 2222 e no Camarote Brown, em Salvador

15 de fevereiro (domingo)
• Participação no bloco Bangalafumenga, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro
• Desfile como musa da Estação Primeira de Mangueira, na Marquês de Sapucaí

17 de fevereiro (terça-feira)
• Show no Terreirão do Samba do Rio de Janeiro, às 22h

 


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.