news

Aretha Franklin, com “Respect”, lidera a lista das melhores músicas de todos os tempos


Atualizada pela primeira vez em 17 anos, relação da revista Rolling Stone traz vários nomes novos, um grande destaque para os Beatles e a presença de um único brasileiro

 

 

Com milhares de novas músicas sendo lançadas a cada ano, escolher as melhores é sempre um desafio. Desafio maior ainda quando se trata de escolher as melhores de todos os tempos. A edição norte-americana da revista Rolling Stone se deu ao trabalho e publicou a famosa lista em 2004. Hoje (16), dezessete anos depois, a lista sofreu a sua primeira atualização.

Numa mensagem ao público, a revista explicou a atualização da lista: “A Rolling Stone publicou sua lista de 500 Melhores Músicas pela primeira vez em 2004, quando o iPod era relativamente novo e Billie Eilish tinha três anos de idade. A música mudou imensamente desde essa época, então refizemos a lista do zero. Quase 4 mil músicas receberam votos. Se a versão de 2004 era dominada pelas primeiras gerações do Rock e Soul, a nova edição tem mais Hip Hop, Country Moderno, Indie, Pop Latino, Reggae e R&B. Mais de metade das músicas – 254 no total – não estavam presentes na antiga lista, incluindo um terço do Top 100. O resultado é uma visão mais expansiva e inclusiva do Pop, música que continua reescrevendo sua história com cada batida.”

Há novos nomes e novas canções na lista. Lil Nas X, Lady Gaga, Lana Del Rey, Fall Out Boy, Alicia Keys, Harry Styles, Nicki Minaj, Coldplay, Cardi B, Taylor Swift, Bad Bunny, Billie Eilish, Ariana Grande, Megan Thee Stalion, Lorde e Billie Eilish, e até o BTS agora aparecem na lista. Mas o grande destaque continuam sendo as super estrelas da música em todos os tempos.

Como na edição anterior, ninguém supera os Beatles, que emplacam nada menos que 12 canções entre as melhores da história – 13, se contarmos também “Imagine”, da carreira solo de John Lennon. Aretha Franklin é outro nome estelar na lista. Ela aparece quatro vezes, ocupando inclusive a primeira posição do ranking, com “Respect”. Os Rolling Stones aparecem oito vezes na lista, e David Bowie e Bob Dylan sete vezes cada um. Prince tem seis canções.

O time dos nomes que são responsáveis por mais de uma canção na lista inclui Black Sabbath, o The Greatful Dead, Bruce Springsteen, Drake, Rihanna, Dee Lite, The Smiths, Neil Young, Joni Mitchell, New Order, Elvis Presley, U2, Elton John, Marvin Gaye, Jimi Hendrix, Stevie Wonder, Pink Floyd, Eminem, Fletwood Mac, REM, The Who, Bob Marley, Madonna, Blondie, Tina Turner, Led Zeppellin, Radiohead, Britney Spears, Patti Smith, Whitney Houston, Guns N’ Roses, Al Green, Leonard Cohen, Taylor Swift, Simon & Garfunkel, Otis Redding, Little Richard, James Brown, Chuck Berry, Talking Heads, Kayne West, o Queen e Missy Elliott.

Beyoncé aparece na lista três vezes em carreira solo, mas também aparece como integrante do Destinys Child e ainda em um feat. O mesmo se dá com Diana Ross e Michael Jackson, que emplacam sucessos pessoais, mas também marcam presença nos grupos The Supremes e The Jackson 5. Em toda a lista há apenas um brasileiro: Jorge Benjor, que aparece na 351ª posição com “Ponta de Lança Africana (Umbabarauma)”.

Veja a lista com os 10 primeiros colocados. Quer a lista completa? Veja aqui: https://www.rollingstone.com/music/music-lists/best-songs-of-all-time-1224767/kanye-west-stronger-1224837/

#10 – Outkast – “Hey Ya!”
#09 – Fleetwood Mac – “Dreams”
#08 – Missy Elliott – “Get Ur Freak On”
#07 – The Beatles – “Strawberry Fields Forever”
#06 – Marvin Gaye – “What’s Going On”
#05 – Nirvana – “Smells Like Teen Spirit”
#04 – Bob Dylan – “Like a Rolling Stone”
#03 – Sam Cooke – “A Change Is Gonna Come”
#02 – Public Enemy – “Fight the Power”
#01 – Aretha Franklin – “Respect”

Por Alex Dayrell


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque