zoom

David Bowie se foi, mas você pode, sim, conhecê-lo agora


Não tenha vergonha de conhecer a obra de Bowie só agora. Nunca é tarde demais para aprender e não deixe que as mídias lhe digam o contrário.

 

Não deixe-se levar pelo imediatismo radical do luto. Mas também não negligencie. David Bowie faleceu aos 69 anos e deixa um legado inesgotável de música, atuação, moda e atitude. Um verdadeiro ícone que merece ser estudado por você e por mim também.

Escrever sobre cultura pop é um desafio diário. Além de precisar de inspiração para produzir algo que seja interessante para terceiros, existe muita pesquisa, muita leitura e aprendizado. Mas não se engane, os textos por trás de grandes capas e veículos de comunicação não são verdades absolutas. Bowie sabia bem disso. A crítica especializada, na maioria das vezes, foi muito justa com seu talento, mas o que realmente interessava era a recepção do público, conforme ele mesmo descreveu numa carta para sua primeira fã americana.

Eu me lembro de ter amado The Next Day, seu álbum anterior, de 2013. Lembro de tê-lo no meu Iphone e de escutá-lo, tentando decifrar todas as suas letras e as analogias contidas naquele álbum. Lembro de ter baixado uma coletânea com seus grandes clássicos, logo em seguida. Lembro de ter pensado, “preciso estudá-lo mais”.

A partida de Ziggy Stardust para seu planeta me pegou de surpresa pela manhã. Passei alguns minutos pensando no impacto do cara na cultura pop como um todo. Madonna, Lady GaGa, Red Hot Chili Peppers e muitos outros favoritos de várias gerações foram influenciados diretamente por sua rebeldia extravagante.

Hoje, neste dia triste sem sua presença física, temos Blackstar para conhecer; álbum lançado no dia 8 de janeiro, também data de seu aniversário. Há uma vasta discografia, uma marcante filmografia e ainda muitos códigos comportamentais, artísticos e filosóficos escondidos em seus figurinos marcantes.

Não deixe que as pessoas te digam nas redes sociais que é errado virar fã só agora que o cara morreu. Vá atrás de sua obra! Nunca é tarde para aprender e ninguém pode te dizer o contrário. Eu preciso saber mais, ler mais, explorar mais. Lendas não morrem e um legado não se apaga quando a luz se esvai. E assim, Ziggy virou uma estrela obscura. Mesmo assim, ele gostaria que você aproveitasse o infinito talento deste camaleão cósmico que passou pela Terra.

Por Pop Chiclete


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque