news

“Despacito” faz cinco anos e continua sendo um sucesso e uma marca na música latina


Meia década depois de seu lançamento, canção de Luis Fonsi ainda tem crescimento acelerado no YouTube e nas plataformas de streaming

Se você nunca ouviu, nunca cantarolou ou nunca se balançou ao som de “Despacito”, você não estava no planeta Terra nos últimos cinco anos. Hoje, meia década após seu lançamento, a canção do porto-riquenho Luis Fonsi pode ser considerada um dos principais marcos da história da música latina. E isso não é passado. Números atestam que a música continua sendo um sucesso, e tem desempenho mensal em plataformas de streaming muito superior a sucessos lançados recentemente.

“Despacito” foi lançada no nono álbum de estúdio de Fonsi, “Vida”. Com um ritmo reggaeton-pop e a participação de Daddy Yankee , a faixa rapidamente se transformou em viral, conquistando ouvintes no mundo todo. Três meses depois de seu lançamento oficial, a canção ganhou uma nova versão, com participação de Justin Bieber, o que aumentou ainda mais seu sucesso e facilitou a explosão do hit em países de língua inglesa.

Os números de “Despacito” são todos superlativos. O vídeo da canção, estrelado pela ex-Miss Universo Zuleyka Rivera, foi até 2020 o mais visto da história (ele foi ultrapassado pelo vídeo infantil “Baby Shark”) – mas ainda continua sendo o vídeo adulto de música mais assistido da história, com incríveis 7.7 bilhões de visualizações – é como se toda a população da Terra o tivesse assistido pelo menos uma vez. Desde 2017 ele se mantém no topo na lista dos mais vistos do YouTube. Nas plataformas de streaming, a música soma 1,3 bilhão de streams.

A canção ganhou cinco Billboard Music Awards de 2018, seis Billboard Latin Music Awards, quatro Latin Grammys  e recebeu 3 indicações no Grammy Internacional, além de dezenas de outros prêmios em todo o mundo. Esteve no topo da principal parada de música do mundo, a Billboard Hot 100 por 17 semanas e foi certificado como disco de platina em dezenas de países do mundo.

No Brasil não foi diferente – a canção vendeu mais de 6,2 milhões de unidades ajustadas no país, o que a transformaria numa canção 39 vezes certificada como Disco de Diamante.

Veja agora o clipe da canção:


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque