zoom

Escute essa playlist e você vai entender o que é Girl Power


Isso que é poder! O resto é balela 😉

Ainda tem muita gente por aí dizendo que feminismo é besteira e exagero. As mulheres enfrentam uma batalha diária para terem respeito e espaço em uma sociedade onde o machismo está entranhado. Não entende ou não acredita nisso?! Então escute todas essas 10 músicas maravilhosas com atenção que no fim da playlist você estará convencido da importância do feminismo.


What If Feels Like For A Girl – Madonna

Esta música diz tudo! É tão perfeita que foi citada na série “Glee” e também no filme “The Cement Garden”, exatamente para abordar o esteriótipo de “menininha”, o que mulher pode ou não fazer, como deve ou não se comportar. Madonna inicia a música falando:

“Girls can wear jeans and cut their hair short, wear shirts and boots. ‘Cause it’s OK to be a boy. But for a boy to look like a girl is degrading, ‘Cause you think that being a girl is degrading. But secretly you’d love to know what it’s like. Wouldn’t you?! What it feels like for a girl…”


Run the World (Girls) – Beyoncé

Beyoncé é uma das principais artistas que defende a causa e luta pelo empoderamento feminino. Não é apenas uma música dela que aborda claramente o assunto, são muitas! Poderíamos fazer uma lista sobre feminismo só com músicas interpretadas por Beyoncé. Rainha! Sobre essa música, não precisamos falar muito, né?!

“Who run the world? Girls!”


Pagu – Rita Lee (part. Zélia Duncan)

Música gravada por Rita Lee e composta em parceria com Zélia Duncan. Muito direta, a letra trata da objetificação feminina, mostra o poder e liberdade da mulher. Ah! E ainda desafia os homens.

“…nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda! Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem!”


Ain’t Your Mama – Jennifer Lopez

Assista ao clipe! Logo no início tem uma citação dos direito das mulheres, depois a própria J.Lo manda um recado para as mulheres. A música é um recado direto para os homens que esperam que suas esposas cuidem deles como filhos.

“I ain’t your mama. Boy, I ain’t your mama!”


Desconstruindo Amélia – Pitty

Que a Pitty é feminista, isso todo mundo já sabe. E só ela poderia ter escrito e gravado esta música que é uma resposta a canção “Ai Que Saudades da Amélia”, de Mario Lago, que define a tal “mulher de verdade”, que gastava pouco, era submissa e não se cuidava.

“A despeito de tanto mestrado, ganha menos que o namorado e não entende o porquê. Tem talento de equilibrista! Ela é muitas, se você quer saber…”


 

Can’t Hold Us Down – Christina Aguilera (Ft. Lil Kim)

A letra desta música convoca as mulheres a terem orgulho de si e a não se deixar abater por pensamentos e ações machistas.

“This is for my girls all around the world, who’ve come across a man who don’t respect your worth. Thinking all women should be seen, not heard. So what do we do girls? Shout out loud!”


Survivor – Destiny’s Child (versão de Clarice Falcão)

Esta música, do grupo Destiny’s Child, é um hino do Girl Power e da liberdade feminina. E esta versão e clipe da Clarice Falcão ficou demais! Uniu a música, letra e atitude, à simbologia do batom vermelho.

“Thought that I would fail without you, but I’m on top. Thought it would be over by now, but it won’t stop. Thought that I would self destruct, but I’m still here. Even in my years to come, I’m still gon be here.”


Maria da Vila Matilde (Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde) – Elza Soares

Elza Soares é rainha! E só por ser ela já representa a bravura da mulher. Sua história é marcada por luta e resistência ao machismo e à violência contra a mulher. Esta música, do último (e incrível) álbum, “A Mulher do Fim do Mundo”, trata exatamente disso. Preste atenção!

“Mão, cheia de dedo. Dedo, cheio de unha suja. E pra cima de mim? Pra cima de muá? Jamé, mané!”


100% Feminista – Mc Carol e Karon Conka

Mais uma música que fala sobre violência contra a mulher e pede RESPEITO!

“Sou mulher, sou negra, meu cabelo é duro. Forte, autoritária e às vezes frágil, eu assumo. Minha fragilidade não diminui minha força. Eu que mando nessa porra! Eu não vou lavar a louça. Sou mulher independente não aceito opressão. Abaixa sua voz, abaixa sua mão!”


Flawless – Beyoncé

O que é feminista? No início do vídeo, Beyoncé cita parte do discurso Chimamanda Ngozi e explica. “A pessoa que acredita na igualdade social, política e economica dos sexos.” Precisa dizer mais?!

“Momma taught me good home training. My Daddy taught me how to love my haters. My sister taught me I should speak my mind. My man made me feel so God damn fine (I’m flawless!)”


 

Por Natália Brandão


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque