press

Festival Internacional de Luzes de SP realiza novas ações em preparação para o grande evento que acontecerá em agosto


Nos dias 27 e 28 de junho, a programação “Boulevard das Artes” ocupará o cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação

Programa Intertwine Network já selecionou os artistas de vários países que participarão do festival em agosto

A paisagem urbana da maior cidade do Brasil está prestes a ser transformada pela luz, arte e tecnologia. Essa é a proposta do Festival Internacional de Luzes de São Paulo, que chega a sua 7ª edição renovando o cenário urbano com cores e poesia visual, promovendo uma ampla ocupação de pontos emblemáticos da metrópole. A cidade se torna, assim, uma verdadeira galeria a céu aberto.

Entre os eventos que antecedem o festival está o “Boulevard das Artes”, programação que, nos dias 27 e 28 de junho, ocupará o cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. A ação inclui projeções em empenas de prédios e efeitos visuais de laser mapping sobre marcos arquitetônicos, árvores e até mesmo o céu.

Combinando tecnologias inovadoras a uma curadoria artística criteriosa, o Festival tem como missão democratizar o acesso à arte e criar conexões entre o público, o território e a linguagem visual. A edição de 2025 conta com ações preparatórias que aquecem o público para o evento principal, este ano dividido em três finais de semana de agosto.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, Yelum Seguradora e Visualfarm, com financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival de Luzes foi concebido pela empresa Visualfarm, por iniciativa do artista e empresário Alexis Anastasiou, considerado um dos pioneiros do vídeo mapping e dos espetáculos com drones no país.

OS PRÉ-EVENTOS

O Festival Internacional de Luzes de São Paulo vem movimentando a cidade desde maio, quando teve início uma série de intervenções em diferentes regiões da capital. A primeira ocupação aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, na Praça Olavo Bilac, no centro da cidade. A ação marcou o lançamento oficial do festival e celebrou também a inauguração do Visualfarm Gymnasium — o primeiro Laboratório de Artes Imersivas da América Latina — cuja exposição de estreia é dedicada ao gênio Leonardo da Vinci.

A programação segue nos dias 27 e 28 de junho com o Boulevard das Artes, que ocupará o cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, reunindo projeções em empenas de prédios e efeitos de laser mapping sobre a paisagem urbana.

Em julho, nos dias 18 e 19, será realizada a Ocupação dos Céus, com fachos de laser de alta potência projetados a partir de cinco pontos do centro expandido, entre os rios Tietê e Pinheiros, apontando para o céu como grandes faróis visíveis a quilômetros de distância.

O FESTIVAL

Em agosto, São Paulo será iluminada por três finais de semana consecutivos de programação gratuita. O Festival Internacional de Luzes ocupará locais emblemáticos da cidade, como o Monumento das Bandeiras, o Beco do Batman e a Avenida Paulista, reunindo obras digitais, instalações imersivas e experiências visuais de grande escala.

“O festival nasceu da ideia de transformar a cidade em uma plataforma de arte viva. Desde a primeira edição, o objetivo tem sido surpreender o público e criar experiências que unam luz, arquitetura e narrativa visual. Em 2025, com a internacionalização do projeto e o lançamento do programa Intertwine Network, o evento dá um passo importante para ampliar esse diálogo com o mundo”, comenta Alexis Anastasiou, Diretor Artístico da Visualfarm e idealizador do festival.

O programa de residência artística Intertwine Network foi lançado em abril com o objetivo de selecionar projetos de diversas nacionalidades para o desenvolvimento de obras digitais e imersivas apresentadas ao longo do festival. A iniciativa buscou fomentar novas linguagens e promover trocas artísticas em escala global.

Esses foram os artistas escolhidos pelo programa para participar do Festival Internacional de Luzes de São Paulo:

Do Brasil, Cauê Maia, com uma instalação que usa projeções analógicas e convida o público a cocriar poemas visuais com a Bazuca Poética; Koral Alvarenga, com videoarte sobre a fusão entre humanos e tecnologia, usando IA e avatar 3D; Marina Caverzan, com uma obra baseada em efeitos de luz e vidro, gerando projeções em espaços escuros; Rodrigo Carvalho, com instalação que projeta lasers em amostras de água de rios urbanos; Uni Experience (Elaine Favero e Janara Lopes), com obra interativa que traduz as emoções da cidade em projeções em tempo real e o  Coletivo Coletores (Toni Baptiste e Flavio Camargo), que trabalha com  temática ligada a periferias globais, apagamentos históricos/culturais e o direito à cidade.
De Camarões / França, Fred Ebami, com projeções digitais pop sobre identidade negra e herança afro-atlântica nos edifícios de São Paulo.
Da Colômbia, Karen Palacios, com instalação que cruza luz, biologia e dança para refletir sobre paisagens urbanas e natureza.
Do Equador, Paul Rosero Contreras, com coral digital animado por dados sonoros, unindo os Andes ao Pacífico em performance de VJ.
Do Japão, Kyota Takahashi e Reiko Kawaguchi, com um desfile noturno coletivo de luzes em formato de flores pelas ruas de São Paulo.

Sobre a Visualfarm

Criada em 2003 por Alexis Anastasiou, a Visualfarm é um estúdio que desenvolve e implementa espaços narrativos com uso intensivo de tecnologia, na interseção entre arte, entretenimento e design.

A partir de tecnologias como projeção, laser, LEDs, sonorização e robótica, a Visualfarm atua com uma equipe multidisciplinar especializada em projetos de alta complexidade, sempre explorando novas fronteiras entre técnica e criatividade.

Sobre Alexis Anastasiou

Alexis Evangelos Anastasiou é um dos pioneiros do vídeo mapping no Brasil. Desde a década de 1990, atua com projeções em suportes não convencionais e, em 2004, fundou a Visualfarm, estúdio dedicado a novas linguagens visuais, com atuação em eventos, espetáculos e festivais no Brasil e no exterior.

Em 2008, realizou o primeiro espetáculo de projeção mapeada do país, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 2010, liderou a projeção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, criando a icônica instalação Abraço do Cristo, premiada no Festival de Cannes, Clio Awards e New York Festival.

Idealizador do Festival Vídeo Guerrilha, transformou a Rua Augusta em galeria a céu aberto entre 2010 e 2012, com edições também em Angola e Campinas. O festival foi reconhecido com o Prêmio APCA de Melhor Iniciativa Cultural (2011).

Com forte atuação em espaços naturais, realizou projeções em locais como o Pão de Açúcar, Chapada dos Veadeiros e Serra da Capivara, além de participar da Antarctic Biennale (2017), com projeções em geleiras da Antártica. Em 2015, idealizou o Festival Chave do Centro, no Elevado Minhocão, premiado na Media Architecture Biennale em Pequim (2017).

Reconhecido internacionalmente, já ministrou palestras e workshops em instituições como Nimk-Montvideo (Amsterdã), Bienal de Frankfurt, Columbia College (Chicago) e Ministério da Cultura de Angola.

Desde 2018, realiza o Festival de Luzes em São Paulo, expandido para Florianópolis (2022) e Rio de Janeiro (2023). Em 2025, o Festival se torna internacional e vai ocupar vários pontos da cidade de São Paulo com intervenções artísticas em luz digital. Projeções mapeadas, laser mapping e show de drones iluminarão espaços públicos do centro ao Parque do Ibirapuera em sessões gratuitas de arte, cultura e tecnologia para a população.

Sobre a Yelum Seguradora

A Yelum Seguradora é uma marca do Grupo HDI e tem o objetivo de proporcionar tranquilidade para que os clientes e parceiros explorem novos caminhos com confiança. Lançada em 2024, a marca já nasceu com a tradição de promover experiências de excelência, gerando impactos positivos durante toda a jornada de seus públicos.

Ao adotar o conceito de luz e liberdade como parte de sua essência, a Yelum garante tranquilidade para que qualquer pessoa possa ser dona da sua própria jornada, sem abrir mão de estar seguro, mesmo em momentos de grandes transformações. Tudo isso só é possível a partir da flexibilidade de seu portfólio, que oferece possibilidades que se encaixam no dia a dia de diversos perfis e atendem à diferentes necessidades, além de trazer jovialidade ao mercado de seguros.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.