É sim, lá em Acari!
A letra do funk “Feira de Acari” ainda reflete a triste realidade de uma região que enfrenta adversidades sociais, ambientais e de desenvolvimento. E é de Acari que chega uma boa notícia.
No próximo dia 10 de julho, será inaugurado o Instituto Recarregue-se e também o maior dojo social da cidade.
O projeto é fruto da iniciativa do empresário Omar Jacob, que ao longo dos anos de convivência com a comunidade percebeu suas necessidades e carências. Foi pensando em “fazer sua parte” que iniciou, há 7 anos, sem pretensão, o projeto de abrir um pequeno dojo com aulas regulares de Jiu-Jitsu, oferecidas gratuitamente às crianças e jovens da região, nas dependências da Mil Geradores.
O resultado foi campeão: produziu grandes conquistas e medalhas, impactou mais de 250 vidas e agora transformou-se em Instituto, com aulas de Jiu-Jitsu, capoeira e arte urbana.
Assim como o projeto, o dojo cresceu e triplicou de tamanho: o novo centro de treinamento de lutas passou de 80 m² para 220 m².
O Instituto Recarregue-se nasce com a missão de empoderar e transformar vidas de crianças e jovens em situação vulnerável nas comunidades de Acari e Pedreira. Será mantido por empresas e cidadãos parceiros que queiram colaborar com o desenvolvimento humano e social.
“Acredito que todo cidadão tem algo a oferecer ao próximo. Fizemos algo que estava ao nosso alcance e que trazia um sentido de disciplina, força, espírito esportivo à comunidade. O resultado surpreendeu e hoje o que parecia ser o sonho de um, tornou-se missão de muitos. Ninguém faz nada sozinho e o Recarregue-se é para todos que possam somar a esta corrente de energia positiva e muita luz”, afirma Omar Jacob, CEO da Mil Geradores.
Apoiam esse projeto as empresas: MIL Geradores, Jungle Fight, LPL Lighting Led Solutions, Infoview Sistemas, BSS Vigilância, Berenguer Engenharia, Mac Audio Sound Services, Cliquei Comunicação, Impact Grades, Locar Soluções, MVD Eventos e Petrotub Equipamentos.
JIU-JÍTSU E CAPOEIRA: Nossos Mestres
Jiu-Jítsu: Keke
Mestre Keke — esse é o nome do campeão que deu início à história do Instituto. Foi ele quem saiu pelas ruas da comunidade em Acari convidando quem quisesse fazer parte das aulas de Jiu-Jitsu.
Aos poucos, ele formou sua “tropa” de pequenos campeões, e o resultado garantiu medalhas no pódio da Federação Estadual do Rio de Janeiro por anos consecutivos.
A Equipe Mil Geradores teve um crescimento meteórico e virou motivo de orgulho. Keke já montou o time de ajudantes, que está sendo preparado para se tornar a nova geração de mestres.
Com mais de 30 anos de trabalho e competições ao lado dos maiores nomes da família Gracie, graduação em Educação Física e pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Aprendizado do Controle Motor, Keke tornou-se um educador preparado para formar novos atletas.
Ele sabe como o esporte o ajudou a superar seus problemas no passado. Ao Jiu-Jitsu ele deve sua vida, e a lealdade ao esporte o transformou em um líder.
Capoeira: Mobilinha Cleiton
Cria de Acari, Mobilinha é filho do reconhecido mestre Mobília (Anderson Freire). Cresceu no ambiente da capoeira e, vendo seu pai e sua mãe transformando vidas com essa herança cultural ancestral, seguiu o exemplo.
Capoeirista desde pequeno, sua carreira como atleta começou aos 10 anos. Pouco depois, já estava dando aulas profissionalmente e participando de campeonatos no Brasil e no exterior, sempre entre os melhores.
Tudo o que sua família é — e tem — veio da capoeira. Ele vê sua atividade como uma arte completa, que ensina valores, princípios éticos, música, história e habilidades que vão além da parte física.
Uma ferramenta capaz de dar dignidade e esperança de futuro para todas as crianças da região. Mobilinha se realiza ao ver o empenho e o esforço dos alunos. Seu sonho é vê-los capacitados e com oportunidades de emprego nas áreas que desejarem seguir.
Ele entrega o que recebeu com a verdade de quem nasceu na região.
ARTE URBANA (GRAFITE): O Muro que Separa, Transforma
A arte urbana é considerada uma das mais populares formas de expressão da sociedade nos grandes centros.
O movimento do grafite, que ganhou força na Nova Iorque dos anos 70, chegou aos muros de Acari. Em 2024 foi criado o maior mural privado de grafite do Rio de Janeiro.
Unindo profissionais renomados e alunos do Instituto Recarregue-se, iniciou-se um movimento capaz de educar pela arte.
A proposta é mudar a consciência de que aquilo que é considerado feio, sujo e sem valor pode ser, na verdade, uma obra de arte coletiva em potencial.
“A melhor maneira de se encontrar é se entregar ao serviço dos outros.”
Mahatma Gandhi
Acesse o site para mais informações: https://recarregue-se.com.br/
Crédito das fotos: Miguel Sá