zoom

Literatura: conheça Nimona, a Graphic Novel que os geeks irão amar


Saiba tudo sobre a nova Graphic Novel, “Nimona”

Antes de qualquer coisa, vamos direto para o que interessa: “Nimona”, Graphic Novel que a Editora Intrínseca lança no país este mês, é muita divertida, e vale muito à pena a leitura!

Subversiva, sarcástica, engraçada, vilã com muito orgulho… Enfim, as qualificações desta menina que decide ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu, são inúmeras. Todas as características, entretanto, fogem à ideia que temos das representantes femininas no universo nerd/geek. E assim, sem muita pretensão, a Graphic Novel acaba ganhando tal relevância, por transpassar para a literatura pop, uma história que foge do habitual.

Quem é Nimona? Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua. O fato de ser metamorfa é o que permite que a menina seja aceita pelo super vilão Coração-Negro, e é esta característica que permite que a narrativa flua com muita criatividade e possibilidades para a menina. Ela pode tudo! E para introduzir o caos no mundo, ela está disposta a fazer, de fato, tudo. E este é o barato do livro: criar uma vilã com uma empatia enorme pronta para conquistar o leitor.

Lorde Ballister Coração-Negro. Vamos lembrar um pouco a gênese de Nimona: até conhecer a menina, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Com a garota em cena, surge muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.

Metamorfa, destemida e esperta como poucas, Nimona possui um poder que é maior que os dos mais bravos cavaleiros da região. Ela pode assumir a forma de um gato, um dragão, uma criança, enfim, são infinitas as possibilidades e por conta disto dá para imaginar que a menina tem uma penca de inimigos desejando destruí-la.

O livro, em formato de Graphic Novel, tem uma leitura leve, dinâmica e extremamente agradável. O aspecto visual da trama também agrada, com a mistura de épocas medievais, magias, e televisões, lasers e elementos mais futuristas. É um emaranhado de elementos que o universo da cultura pop abraça com muito orgulho e que o público consumidor ama, idolatra.

Divertido, sombrio e emocionante, Nimona chega às livrarias do país com uma meta já previamente conquistada: agradar o universo geek. O público feminino deste mundo não só vai amar, como vai se sentir representada, não pelos valores que a personagem carrega (isso dá uma conversa mais ampla), mas sim pelo que ela traz de novo: novas perspectivas para personagens femininas. E como estamos falando de ficção, aqui tudo á válido.

Originalmente lançada on-line, a história teve seus direitos de adaptação para o cinema vendidos para a 20th Century Fox Animation.

Noelle Stevenson  é autora, ilustradora e quadrinista. Pela criação de “Nimona”, foi premiada com um Eisner Award e finalista do National Book Award, ganhou o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic e foi indicada para o Harvey Award. Autora do best-seller do New York Times, é também cocriadora da aclamada série de quadrinhos “Lumberjanes” e já colaborou com publicações da Disney, da Marvel e da DC Comics. Formada pelo Maryland Institute College of Art (MICA), mora em Los Angeles.

 

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque