zoom

Literatura: conheça Nimona, a Graphic Novel que os geeks irão amar


Saiba tudo sobre a nova Graphic Novel, “Nimona”

Antes de qualquer coisa, vamos direto para o que interessa: “Nimona”, Graphic Novel que a Editora Intrínseca lança no país este mês, é muita divertida, e vale muito à pena a leitura!

Subversiva, sarcástica, engraçada, vilã com muito orgulho… Enfim, as qualificações desta menina que decide ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu, são inúmeras. Todas as características, entretanto, fogem à ideia que temos das representantes femininas no universo nerd/geek. E assim, sem muita pretensão, a Graphic Novel acaba ganhando tal relevância, por transpassar para a literatura pop, uma história que foge do habitual.

Quem é Nimona? Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua. O fato de ser metamorfa é o que permite que a menina seja aceita pelo super vilão Coração-Negro, e é esta característica que permite que a narrativa flua com muita criatividade e possibilidades para a menina. Ela pode tudo! E para introduzir o caos no mundo, ela está disposta a fazer, de fato, tudo. E este é o barato do livro: criar uma vilã com uma empatia enorme pronta para conquistar o leitor.

Lorde Ballister Coração-Negro. Vamos lembrar um pouco a gênese de Nimona: até conhecer a menina, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Com a garota em cena, surge muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.

Metamorfa, destemida e esperta como poucas, Nimona possui um poder que é maior que os dos mais bravos cavaleiros da região. Ela pode assumir a forma de um gato, um dragão, uma criança, enfim, são infinitas as possibilidades e por conta disto dá para imaginar que a menina tem uma penca de inimigos desejando destruí-la.

O livro, em formato de Graphic Novel, tem uma leitura leve, dinâmica e extremamente agradável. O aspecto visual da trama também agrada, com a mistura de épocas medievais, magias, e televisões, lasers e elementos mais futuristas. É um emaranhado de elementos que o universo da cultura pop abraça com muito orgulho e que o público consumidor ama, idolatra.

Divertido, sombrio e emocionante, Nimona chega às livrarias do país com uma meta já previamente conquistada: agradar o universo geek. O público feminino deste mundo não só vai amar, como vai se sentir representada, não pelos valores que a personagem carrega (isso dá uma conversa mais ampla), mas sim pelo que ela traz de novo: novas perspectivas para personagens femininas. E como estamos falando de ficção, aqui tudo á válido.

Originalmente lançada on-line, a história teve seus direitos de adaptação para o cinema vendidos para a 20th Century Fox Animation.

Noelle Stevenson  é autora, ilustradora e quadrinista. Pela criação de “Nimona”, foi premiada com um Eisner Award e finalista do National Book Award, ganhou o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic e foi indicada para o Harvey Award. Autora do best-seller do New York Times, é também cocriadora da aclamada série de quadrinhos “Lumberjanes” e já colaborou com publicações da Disney, da Marvel e da DC Comics. Formada pelo Maryland Institute College of Art (MICA), mora em Los Angeles.

 

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.