zoom

Músicas infantis e nem um pouco adequadas


A Vida É Uma Só questiona valores ensinados por músicas tradicionais brasileiras

Ao criar um filho, você automaticamente adquire a responsabilidade de o educar da melhor maneira possível. Posso dizer que bebês e crianças adoram música!

As “Cantigas de Roda” estão em todos os lugares. Nos brinquedos, no carro, na televisão, na creche, na escola. São aquelas músicas infantis clássicas que a gente já “nasce sabendo”. Pai Francisco, Sapo Cururu, Dona Baratinha, Atirei o pau no gato, etc…

Acho que é inevitável, por mais que você tente sugerir outras ideias, que seu filho ou filha tenha contato com televisão e programas infantis. Com as plataformas de conteúdo on demand (Youtube, NetFlix, Now, etc), cabe aos pais conhecerem os programas e decidir quais têm mais a ver com a educação que se deseja transferir.

É muito comum a escolha por programas como Galinha Pintadinha,  Bob Zoom, Palavra Cantada, entre milhares de conteúdos na internet, DVD’s, CD’s e brinquedos que reproduzem essas músicas. Diga-se há gerações.

Observando o que o meu filho estava consumindo, comecei a prestar atenção na letra de algumas músicas.

Exemplo Nº 1 – Pai Francisco:

Pai Francisco entrou na roda
tocando seu violão (baranran bam bam)
Vem de lá seu delegado
e Pai Francisco foi pra prisão (2x)

Percebam que o pai Francisco foi preso simplesmente pelo fato de estar tocando um violão no meio da galera. Numa praça talvez. Esta música, por exemplo, pode ter sido cultuada há mais de 100 anos se bobiar.  Grande exemplo de como a cultura moraliza um indivíduo sem ele perceber.

Exemplo Nº 2 – Dona Baratinha:

A barata diz que tem
Sete saias de balão
É mentira não tem não
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão

A barata diz que tem
Uma saia de cetim
É mentira da barata
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim

A barata sempre diz
Que viaja de avião
É mentira da barata
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão

Esta música pra mim é a mais chocante. Impossível ser mais literal a abordagem classista. Agora imaginem, isso foi ensinado pros seus avôs, pros seus pais, pra vocês e pros seus filhos! Mesmo que a gente racionalize isso depois, o dano já foi feito. Um código de ações e valores é transmitido e validado a partir da reprodução de uma simples música várias e várias vezes. A maioria impactada nunca mais pensa diferente disso. Está enraizado na cultura popular e na grade curricular. Professores estão cantando essas músicas todos os dias para alunos que começam a compactuar com essas ideias ainda com meses de idade.

Outros exemplos:

FUI À Espanha (Galinha Pintadinha)

Samba, CRIOULA
Que veio da Bahia
Pega a criança e joga na bacia.

Sapo Cururu

Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo canta, ô maninha, é porque tem frio
A mulher do sapo, deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ô maninha, para o casamento

Pombinha Branca

Pombinha branca o que está fazendo
Lavando roupa pro casamento
Vou me lavar, vou me secar
Vou pra janela pra namorar

As figuras do negro e da mulher são totalmente retrógradas. O personagem negro é citado através de um termo pejorativo e o personagem feminino, na maioria das vezes, assume o papel da dona de casa. Ou tá fazendo rendinha ou lavando louça… pensando no casamento. É assim que a família tradicional brasileira se comunica: De maneira racista e machista.

Não precisamos nem comentar sobre atirei o pau no gato, ok?

“Mais um mimimi”. É impossível não fazer a relação do que é ensinado para uma criança e como ela vai absorver isso e atribuir sua mentalidade ideológica como adulto. É um alívio poder falar isso aqui nesse espaço, pois é muito difícil falar sobre esse assunto abertamente. Esses programas são sucessos, as crianças adoram… qual é o problema deles?

Estamos aqui nos posicionando contra músicas que são cultuadas por dezenas de anos. É compreensível que as pessoas tenham medo de enfrentar o antigo, o tradicional. Os vídeos são bem produzidos e a produção musical é excelente. A criança fica quieta assistindo o vídeo, por que mudar os hábitos? É isso que pensa a maioria. É melhor fingir que não existe problema do que falar a respeito.

Vamos falar de coisa boa! Uma produtora de Recife chamada Mr. Plot fez esse mesmo questionamento e lançou o Mundo Bita. O programa já é um total sucesso e um dos players do mercado. Todas suas músicas são autorais e bastante educativas. Muita qualidade na animação. Produto nota 1000. Assim como seus concorrentes, ampliou para a esfera do Live Marketing, eventos e produtos físicos.

Porém, nenhum dos seus concorrentes conseguiu o prestígio do mercado publicitário. Em 2016, o Mundo Bita foi convidado pela Baterias Moura para criar uma música exclusiva para a marca e estrelar uma campanha de incentivo. O resultado foi um grande sucesso. Marketing totalmente inovador para o público alvo:

AV1S também é família. Veja o vídeo do Attila treinando com seu papai e se divertindo pra valer:

Acesse mais em:

http://www.instagram.com/vidaeumaso

http://www.facebook.com/avidaeumaso

http://www.youtube.com/avidaeumaso

#AV1S #avidaeumaso

 

Por Marcos Klein, de A Vida É Uma Só


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque