press

Projeto Minas Olímpica


O Projeto Minas Olimpica, lançado oficialmente em 6 de dezembro de 2005 pelo Governador Aécio Neves, visando a inclusão social, a excelência esportiva e o apoio a atletas paraolímpicos, tendo sido implantado, em sua primeira etapa, em 5 cidades do Estado de Minas Gerais

Projeto pioneiro de educação esportiva será lançado na próxima semana em cinco cidades do estado

O programa Minas Olímpica beneficiará crianças e jovens de todo o Estado, em busca da inclusão social, da excelência esportiva e do desenvolvimento de novas estrelas olímpicas e paraolímpicas.

Um time de atletas de projeção internacional foi levar seu apoio ao Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, durante o lançamento do projeto, em dezembro último

Um projeto pioneiro em todo o país, batizado de “Minas Olímpica”, lançado oficialmente no final do ano passado, começa a ser posto em prática nos municípios do estado, já no primeiro semestre deste ano. Cinco cidades do estado foram escolhidas como pontos de partida para o ínicio do projeto. Na próxima semana ele será lançado oficialmente nas cidades de Uberlândia (dia 13), Betim (dia 14), Varginha (dia 15), Governador Valadares (dia 16) e Viçosa (dia 17). Os eventos reunirão autoridades estaduais, como o Secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes, o Subsecretário de Esportes de Minas Gerais, Rogério Romero, o Secretário Estadual da Casa Civil, Danilo de Castro, o Superintendente de Esportes e Lazer do Estado, Alexandre Massura, o Diretor de Esportes e Rendimento da Subsecretaria Estadual de Esportes e Coordenador Geral do Projeto Minas Olímpica, Teófilo Laborne, além de diversas autoridades municipais de cada uma das cidades envolvidas.

Objetivando a estruturação de um amplo sistema de apoio e o aprimoramento da prática esportiva orientada para crianças e adolescentes em escolas da rede pública, e partindo em busca de novos talentos para a formação de atletas-modelo e atletas-cidadãos, o projeto terá como sede uma escola-referência, escolhida entre as unidades da rede de ensino público, e cujos professores estão sendo capacitados para a aplicação do projeto. Durante a cerimônia, a escola referência estará recebendo kits-esportivos especialmente preparados para a aplicação do projeto.

Um total de 407 professores de educação física, de 119 municípios envolvidos no projeto, participaram, no final do ano passado, do primeiro módulo de um curso de capacitação em Belo Horizonte, com cinco dias de duração, para melhor atendimento aos jovens que serão atingidos pelo projeto.  Dois novos módulos serão realizados nos meses de fevereiro e abril. O curso, que tem como finalidades a melhoria no ensino da educação física escolar, uma maior compreensão para os professores dos conteúdos básicos das propostas curriculares estaduais e a ampliação do acesso e melhora na qualidade do esporte praticado em Minas, teve resultados considerados acima da média: segundo uma avaliação posterior, mais de 85% dos professores que participaram das atividades consideraram o resultado excelente.

O Minas Olímpica é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e  Esportes / SEDESE, a Secretaria de Estado de Educação/SEE, FIEMG/SESI, prefeituras conveniadas e da OSCIP Humanizarte, que se encarregará de sua produção executiva do projeto.

Durante o seu lançamento em dezembro passado, um time de estrelas do esporte nacional foi dar seu apoio à iniciativa: “Magic” Paula e Moisés Blas (basquete), Ana Flávia, Ana Paula e Paulão (vôlei), Gustavo Borges, Ricardo Prado, Marcus Mattioli, Alexandre Massura e Teófilo Laborne (natação), Robson Caetano (atletismo), Lars Grael (iatismo), e vários atleta paraolímpicos, como João Batista da Silva (medalha de Ouro no futsal). “O projeto é muito importante porque além do esporte contempla um lado social, a formação do atleta e do cidadão” – destacou Gustavo Borges. O mesmo ponto positivo foi apontado por “Magic Paula”: “Eles conseguiram entrelaçar numa só coisa uma ONG (a Humanizarte), a educação, o esporte e a formação do cidadão. O que o projeto tem de melhor é começar nesta escala esportiva e atingir o social” destacou ela.

Até o final deste ano, aproximadamente 6.000 crianças e jovens atletas, com idades entre 10 e 18 anos, estarão sendo atendidos pelo projeto em 40 municipios. O investimento inicial do “Minas Olímpica” é de 2 milhões de reais, chegando a um total de mais de 6 milhões. “Este é o primeiro passo para uma melhor estrutura do esporte em todo o estado, para o aprimoramento dos atletas em todos os níveis – escolar, olímpico e para-olímpico“, afirma o Subsecretário de Esportes de Minas Gerais, Rogério Romero. O governador Aécio Neves lembra que a iniciativa é histórica e pioneira e que, pela primeira vez, todos os esportes de ponta estão contemplados em um único projeto: “É um projeto de referência, que transformará cidadãos através do esporte

Além do núcleo principal, o Minas Olímpica terá um braço paraolímpico, que trabalhará com atletas portadores de deficiências. Está previsto para este ano o apoio a 74 atletas paraolímpicos do Estado, visando seu aprimoramento esportivo. A intenção é aumentar a presença de para-atletas mineiros na seleção brasileira, para transformar Minas Gerais em uma referência no para-desporto. Para isso, será formada uma equipe de 46 atletas, guias e técnicos, com base nos resultados obtidos nos últimos anos e nos rankings brasileiro e internacional. O projeto irá contemplar as seguintes modalidades, até o final de 2006: atletismo, natação, judô, tênis de mesa, halterofilismo, hipismo, futebol de cegos, basquete em cadeira de rodas, goalball e tênis de campo. Com essas ações, o Estado acredita na obtenção de resultados positivos já no Para-Pan-Americano de 2007 e nas Paraolimpíadas de 2008.

Escolas receberão kit esportivo completo para implementação do programa

Outra novidade consiste no kit esportivo que as escolas escolhidas receberão para a aplicação do projeto: fazem parte dele 25 bambolês, 25 bastões, seis bolas de futebol de salão, seis bolas de futebol de salão infantil, seis bolas de futebol de salão feminino, seis bolas de basquete adulto, cinco mini-bolas de basquete, seis bolas de handebol, cinco mini-bolas de handebol, seis bolas de voley adulto, cinco mini-bolas de voley, três bolas de medicinibol de 1kg, três bolas de medicinibol de 3 kg, uma bomba para encher bolas, três bicos de metal, 20 colchonetes, 25 cordas de sisal, 15 cones, dois tabuleiros de damas, dois tabuleiros de xadrez, 15 petecas, duas redes de basquete, uma rede de voley e duas redes de futebol de salão.

Serviço

Lançamento do programa Minas Olímpica em UBERLÂNDIA

LOCAL: Sede Adminstrativa da Prefeitura

ONDE: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Bairro Santa Monica

QUANDO: Dia 13 de fevereiro

HORARIO: 10:00 horas

Lançamento do programa Minas Olímpica em BETIM

LOCAL: Ginásio Poliesportivo

ONDE: Rua Beldevi de Andrade, s/n – Bairro Angola

QUANDO: Dia 14 de fevereiro

HORARIO: 17:00 horas

Lançamento do programa Minas Olímpica em VARGINHA

LOCAL: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

ONDE: Av. Boavista, 220 – Bairro S.Geraldo

QUANDO: dia 15 de fevereiro

HORARIO: 14 horas

Lançamento do programa Minas Olímpica em Governador Valadares

LOCAL: Escola Estadual Professor Nelson de Sena

ONDE: Rua Barão do Rio Branco, 362 – Centro

QUANDO: Dia 16 de fevereiro

HORARIO: 14:00 horas

Lançamento do programa Minas Olímpica em VIÇOSA

LOCAL: Estação Cultural Hervê Cordovil

ONDE: Praça Marechal Deodoro, s/n

QUANDO: dia 17 de fevereiro

HORARIO: 10:00 horas


O Projeto Minas Olimpica, lançado oficialmente em 6 de dezembro de 2005 pelo Governador Aécio Neves, visando a inclusão social, a excelência esportiva e o apoio a atletas paraolímpicos, tendo sido implantado, em sua primeira etapa, em 5 cidades do Estado de Minas Gerais.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1

Press Kit


Galeria de Imagens

Faça o download do Press Kit


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque