Mil tons, infinitos sons e a inconfundível voz de Milton Nascimento ecoam por todos os cantos do mundo, onde sua música já chegou a tocar os corações de diferentes gerações.
A partir de 20 de março, o público poderá conferir o documentário MILTON BITUCA NASCIMENTO, um filme de Flavia Moraes que acompanhou o artista por dois anos durante sua turnê de despedida, “A Última Sessão de Música“.
O projeto reservou uma surpresa para os fãs e, paralelamente ao filme, será lançado o álbum ReNASCIMENTO, com regravações de músicas imortalizadas por Bituca, cantadas por um time eclético e diverso de vozes da nova geração da música brasileira.
Dirigido por Victor Pozas, que também assina a direção musical do documentário, o álbum apresenta 12 faixas do cancioneiro de Milton, escolhidas pelos intérpretes e seus produtores.
Sandy canta “Travessia” acompanhada por Mateus Asato, Liniker escolheu “Encontros e Despedidas”, Johnny Hooker e Kell Smith, “Paula e Bebeto”, a cantora portuguesa MARO faz “Cais”, Clarissa, “A Festa”, Agnes Nunes, “Lua Girou” e ANALU, “Canção do Sal”.
O Duo OutroEu interpreta “Clube da esquina n°2”, Os Garotin, “Bola de Meia Bola de Gude”, Tuca Oliveira faz “Canção da América”, Lucas Mamede, “Ponta de Areia / Tudo o que Você podia Ser” e o trio composto por Tim Bernardes, Zé Ibarra e Dora Morelenbaum, a canção “Anima”, cuja gravação ao lado de Milton foi registrada no documentário.
As faixas “Anima”, “Lua Girou” e “Encontros e despedidas” contaram também com a participação da Tallin Studio Orchestra, da Estônia, onde Pozas gravou a trilha do documentário.
“Se Milton é uma frondosa árvore da floresta encantada da música brasileira, gerou frutos e sementes e, aqui, ouvimos os ecos deste vasto legado. Vejo essas canções e seus intérpretes como germinadores dessa obra inigualável” diz Victor Pozas que também foi o idealizador do projeto que acabou se transformando no documentário.
A ideia de fazer um documentário nasceu no lendário estúdio Abbey Road em Londres, quando Pozas sugeriu a Augusto Nascimento registrar uma sessão musical de Milton no “templo” onde os Beatles gravaram grandes sucessos.
A pandemia atrapalhou o plano original, mas com o lançamento da derradeira turnê mundial em 2022, surgiu a ideia da realização de um “road movie” documental. Para a missão, Victor não pensou em nenhum outro nome e convidou a experiente diretora de projetos internacionais Flavia Moraes.
O filme viaja por Lisboa, Veneza, Londres, Barcelona, Los Angeles, Nova York, Ouro Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e São Paulo,entre 2022 e 2023.
O sensível olhar de Flavia Moraes não apenas registra a comoção dos fãs por onde a turnê passou, mas também evidencia a dimensão mundial de Milton, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.
A diretora explora o aspecto espiritual e a complexa simplicidade da obra de Milton, enquanto investiga as origens de sua musicalidade. Ao longo do processo, ela e sua equipe captaram depoimentos de grandes personalidades que tentam expressar, em palavras, o impacto e o alcance de um artista que provoca emoções profundas
Uma constelação impressionante de estrelas tenta traduzir Milton e sua obra, entre eles nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, João Bosco, Sergio Mendes, Djavan, Mano Brown, Ivan Lins, Criolo, Simone, Maria Gadú, Hamilton de Holanda, Zé Renato e os companheiros do Clube da Esquina Wagner Tiso, Márcio Borges, Lô Borges, Ronaldo Bastos, Beto Guedes e Toninho Horta, entre outros.
Entre os admiradores internacionais estão Quincy Jones, Spike Lee, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Pat Metheny, Stanley Clarke, Paul Simon, Krishna Das, Steve Jordan, Fito Páez e as cantoras Carminho e Esperanza Spalding, além de outros nomes.”
“MILTON BITUCA BASCIMENTO é um road movie, a estrada está na raiz, na essência do projeto; seguimos Milton por quase dois anos, e o que vivemos a seu lado foi moldando a narrativa. Não se trata de um documentário tradicional, e sim um retrato – cujas cores foram se definindo durante o caminho. É incrível como tudo convergia de maneira quase milagrosa, como se o filme já estivesse pronto. O que fizemos foi criar o espaço para que ele se manifestasse” resume Flavia Moraes sobre a construção do trabalho.
Com estreia prevista para 20 de março, o documentário foi realizado em parceria pelas empresas Canal Azul, Nascimento Música, Gullane e Claro, em associação com Why? Stories Matter, Vital Studio e MoonSailor, e produzido por Augusto Nascimento, Ricardo Aidar, Larissa Prado, Fabiano Gullane, Caio Gullane e André Novis, com produção associada de Flavia Moraes, Victor Pozas e Rafael Langoni.
Milton Bituca Nascimento contou com a direção de fotografia de Pedro Rocha, montagem de Laura Brum e Flavia Moraes, roteiro de Marcélo Ferla e Flavia Moraes, e direção musical de Victor Pozas e Rafael Langoni.
FICHA TÉCNICA DE ReNASCIMENTO
“Travessia” – Sandy feat Mateus Asato
Produzido por: Victor Pozas e Daniel Lopes
Produção da voz: Lucas Lima
“Clube da Esquina nº 2” – OutroEu
Produzido por: Pepê Santos, Uliliam Pimenta, Julio Raposo e Victor Pozas
“Cais” – MARO
Produzido por: MARO e Victor Pozas
“Bola de Meia, Bola de Gude” – Os Garotin
Produzido por: Pepê Santos, Uliliam Pimenta, Julio Raposo
“A Festa” – Clarissa
Produzido por: Pepê Santos, Uliliam Pimenta, Julio Raposo e Victor Pozas
“A Lua Girou” – Agnes Nunes
Produzido por; Victor Pozas e Daniel Musy
Produção da voz: Juan Lacerda
“Ponta de Areia – Tudo o que Você podia Ser” – Lucas Mamede
Produzido por: Victor Gran e Victor Pozas
“Canção do Sal” – ANALU
Produzido por: Fi Maróstica
“Encontros e Despedidas” – Liniker
Produzido por: Fejuca, Pepê Santos, Uliliam Pimenta, Julio Raposo e Daniel Musy
“Canção da América” – Tuca Oliveira
Produzido por: Pepê Santos, Uliliam Pimenta, Julio Raposo e Victor Pozas
“Anima” – Tim Bernardes, Zé Ibarra e Dora Morelembaum feat Milton Nascimento
Produzido por; Victor Pozas e Rafael Langoni
“Paula e Bebeto” – Johnny Hooker feat Kell Smith
Produzido por: Victor Pozas, Daniel Lopes, Daniel Musy e Ricardo Moreira
Sobre Victor Pozas
O carioca Victor Pozas é um renomado compositor, multi-instrumentista, produtor e diretor musical brasileiro. Com uma carreira de 34 anos, atua há 27 como produtor musical na TV Globo, contribuindo em novelas, minisséries e reality shows. Suas composições alcançaram o topo das paradas brasileiras, sendo indicado ao Grammy Latino e vencedor do Emmy Internacional pela novela “Órfãos da Terra”. Foi responsável pela produção do álbum de estreia de Tiago Iorc e pelo lançamento de Marjorie Estiano na carreira musical. Iniciou sua trajetória no teatro, colaborando com diretores como Ulysses Cruz, Gabriel Villela e Cininha de Paula
Estreou como diretor musical no teatro em 1992 com o espetáculo “Perfume de Madonna”, seguindo-se trabalhos como “Desejo” e “Radio Stars”. Em 1996, ingressou na Rede Globo, onde foi produtor musical do seriado “Sandy e Junior” até 2002. Em 2003, coproduziu a trilha do filme “Acquaria”. Entre 2003 e 2007, produziu trilhas para “Malhação.
Entre 2007 e 2024 compôs a música original de 13 novelas, como “Duas Caras”, “Fina Estampa”, “Éramos Seis”, “Todas as Flores” e “Renascer”; em 2024, compôs “Entre o Bem e o Mal” para a novela “Mania de Você”, em parceria com Márcio Borges e Daniel Lopes, interpretada por Johnny Hooker.
Victor Pozas é coprodutor associado e idealizador do documentário MILTON BITUCA NASCIMENTO, do qual também assina a direção musical, e é o diretor do álbum ReNASCIMENTO, que apresenta regravações do cantor mineiro com vozes da nova geração.
Sobre Flavia Moraes
A showrunner, diretora, produtora e montadora liderou, por 21 anos, uma das produtoras mais influentes da América do Sul, reunindo ideias, talentos e clientes para criar um portfólio impressionante de comerciais, filmes de ficção, documentários, séries de TV e grandes espetáculos musicais.
Uma das primeiras brasileiras a integrar o Director’s Guild of America, Flavia recebeu prêmios como Cannes Lions, Clio e Caboré por suas contribuições à indústria.
Mais recentemente, como Diretora de Inovação do Grupo RBS, um dos maiores conglomerados de comunicação do Brasil, liderou o estudo global The Communication (R)evolution, que sintetizou ideias sobre tecnologia, comunicação e entretenimento. Essa pesquisa orientou a transformação do grupo de mídia tradicional em uma empresa voltada para o futuro e culminou em uma apresentação no TEDx.
Ela também esteve à frente da criação da OCTO, uma plataforma multimídia experimental que integrou novas tecnologias, tendências sociais e mídia tradicional.
Atualmente, Flavia explora narrativas inovadoras e libertadoras, dividindo seu tempo entre Los Angeles e Barcelona, com foco em projetos que inspiram transformação e novas formas de pensar. Seu documentário mais recente, “Visions in the Dark”, tem emocionado públicos e críticos ao redor do mundo, o que gera grande expectativa para seu próximo lançamento, “Milton Bituca Nascimento”.