zoom

Semana da Música: músicas machistas mas que ninguém para de cantar


5 músicas que menosprezam mulheres e você canta sem nem perceber

É, gente. As vezes um refrão aqui, uma batida ali, a união dessa melodia com aquela rima, simplesmente gruda que nem chiclete na nossa cabeça antes mesmo da gente perceber se era big big ou babaloo. Existem muitas músicas, boas e ruins, que, querendo ou não, todo mundo canta independente do cunho que ela toma. As vezes a gente se embala tanto numa melodia que não percebe a força da letra que ela tem e, de repente, paramos para perceber o seu verdadeiro significado.

Já parou pra pensar se você anda cantando uns versinhos machistas por aí? Ou dançando na batida de rimas que desprezam mulheres? Infelizmente, isso é mais comum do que você possa imaginar. Claramente, podemos ver isso acontecendo com músicas que emplacaram grandes sucessos sem que ninguém tivesse o cuidado, ou atenção, de reescrever alguns versos.

Confira 5 hits de sucesso que são músicas machistas e, sentimos dizer, mas você canta sem nem perceber:

1. Famous – Kanye West

“I feel like me and Taylor might still have sex/ Eu sinto que eu e Taylor ainda possamos transar/ Why? I made that bitch famous/ Por que? Eu tornei aquela vadia famosa”. 

Além de chamar Taylor Swift de vadia, Kanye West supõe em seus versos que o sucesso da carreira de Swift é mérito dele. Abaixa a bola, Kanye.


2. Envolvidão – Rael

Quando o MC canta a frase “nem combina com as mulheres vulgares / uma noite e nada mais”, ele supõe que mulheres que querem ficar apenas uma noite com alguém, são vulgares. Alguém sabe de onde ele tirou isso? É de acordo com quem mesmo que alguém pode afirmar uma coisa dessas? Ninguém sabe.


3. Run For Your Life – The Beatles

Nem mesmo o quarteto que propagou tantas letras de paz e amor pelo mundo escapou dessa. Não é a toa que John Lennon admitiu esta ser a música que ele menos gostava, e que até se arrependeu de ter escrito. “You better run for your life if you can, little girl/ É melhor você correr pela sua vida, garotinha/ Hide your head in the sand, little girl/ Esconda a sua cabeça na areia, garotinha/ Catch you with another man/ Pego você com outro cara/ That’s the end, little girl/ Este é seu fim, garotinha”.


4. Amiga da Minha Mulher – Seu Jorge

“Se fosse mulher feia tava tudo certo, mulher bonita mexe com meu coração”, quando todo mundo sabe que o que define a beleza, na verdade, é o gosto de cada um. Julgar uma mulher pela aparência é uma das atitudes mais machistas que existem.


5. As Mina Pira – Fernando e Sorocaba

Você já está na metade do segundo refrão, com coreografia gravada, fazendo passinho pra lá e pra cá, ao mesmo tempo que canta com todo mundo, até perceber o quão machista é a letra da música. “As mina pira / Toma tequila / Sobe na mesa / Pula na piscina / As mina pira, pira / Entra no clima / Tá fácil de pegar / Pra cima!”, verso que insinua que mulheres que tomam tequila e pulam na piscina são, aparentemente, “mais fáceis” de pegar. Mulheres que tomam tequila e pulam na piscina são – choque – apenas mulheres que tomam tequila e pulam na piscina. Nada mais.

 

Por Rebeca Dantas

 

 


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque