zoom

Top 5 Pearl Jam: os momentos mais marcantes da banda


Confira os cinco momentos mais marcantes de uma das melhores bandas da história

Pearl Jam no Brasil.

O que antes de 2005 era somente um sonho distante, hoje, pouco mais de dez anos depois, é algo quase corriqueiro, para a imensa felicidade de todos nós, fãs de uma das melhores bandas surgidas nos últimos trinta anos. De lá para cá foram duas turnês no país, com shows no Pacaembu, Morumbi, Praça da Apoteose, dentre outros lugares, além de uma apresentação marcante no Festival Lollapalooza e uma visita de seu líder, Eddie Vedder, em show solo, intimista e espetacular.

Por conta disto, os fãs tupiniquins do grupo de Seattle não têm do que reclamar. Fomos agraciados com históricos shows e ouvimos da boca de Eddie Vedder que o Brasil e os brasileiros são os melhores fãs do mundo. Tudo bem que quase todos os artistas que chegam aqui falam algo do tipo, mas com o Pearl Jam percebe-se o tom de verdade, basta só dar uma olhada em suas apresentações.

Assim, nada mais justo e merecido que fazermos um pequeno especial para comemorar a nova vinda dos rapazes boa praça ao país. Escolhemos então cinco momentos marcantes da banda, momentos alegres, momentos simbólicos e momentos dramáticos.

5 – Acústico MTV
Foi o primeiro grande acontecimento do grupo, que na época estava começando os trabalhos como banda. Ainda estávamos no início da década de 1990, a MTV americana estava se consolidando como o maior e mais relevante canal jovem do mundo e o seu Acústico já havia virado uma marca de sucesso. Assim, quando Eddie Vedder e seus companheiros entraram no estúdio para cantar algumas músicas, muitos já imaginavam que a banda iria explodir de vez no chamado mainstream. E não foi diferente, pois realmente o Pearl Jam ficou na memória de todos após aquele show acústico, que apresentou as canções do álbum de estreia da banda. Destaques para “Porch”, numa versão sensacional, além dos clássicos “Jeremy”, “Alive” e uma versão poderosa e muito tocante de “Black”.

4 – Briga com a Ticketmaster
Pouco depois do lançamento do segundo álbum, chamado de VS, o Pearl Jam entrou em uma épica briga judicial com a empresa Ticketmaster, que na época (ainda estamos no início dos anos 1990) monopolizava o mercado de ingressos nos Estados Unidos. Com o argumento de que a empresa praticava preços abusivos, a banda processou o serviço e decidiu começar um trabalho árduo de boicote. A mensagem havia sido dada: os fãs do Pearl Jam não iriam pagar fortunas para ver seus ídolos no palco. A ação, que deu ainda mais visibilidade ao grupo, acabou não saindo como o esperado. Houve pouca adesão da classe artística, inúmeras críticas, inclusive de revistas como TIME, e a banda teve enormes dificuldades para oferecer aos fãs uma nova forma de adquirir os ingressos para os shows. Mesmo assim, este capítulo foi dos mais relevantes na história da banda e os transformaram em verdadeiros heróis.  

3 – Primeira vez da banda no Brasil
Estamos no final de 2005, em um Pacaembu lotado. Final de tarde, quando aparecem os rapazes, vestidos de modo displicente, com expressões de incredulidade e visivelmente emocionados. Foi assim que o Pearl Jam começou a contar a sua história no país. O show, televisionado por um canal aberto (e não foi a Rede Globo) foi dos acontecimentos mais marcantes para todos. Parecia um sonho, ver Eddie e companhia tocando “Daughter”, “Alive”, “Better Man”, “Given to Fly”, minha música preferida. Eddie se esforçando para conversar em português com o público foi uma das coisas mais mitológicas da passagem da banda pelo Brasil naquele ano. Tudo deu certo, até mesmo a chuva que caía em São Paulo acabou contando a favor, pois de fato a cidade mais parecia uma Seattle tropical. Eddie se emocionou por vezes e depois daquela turnê por aqui ficou a certeza de que os fãs brasileiros realmente são especiais.

2 – Turnê com Neil Young
Eis que voltamos para o início do grupo para contar a talvez mais gratificante experiência da banda, afirmação deles mesmos. Existia uma admiração absurda de cada um dos membros do Pearl Jam para com Neil Young. Eles sempre cantavam em seus shows “Keep on Rock’in the Free World”, um dos maiores clássicos de Neil e de toda a história da música. Assim, quando receberam o convite para sair em turnê com o icônico cantor, a banda não pensou duas vezes e aceitou. O resultado desta jornada foi uma turnê épica, que acabou também na produção do álbum Mirrorball, trabalho feito em conjunto. Houve também uma apresentação memorável no Video Music Awards, principal premiação da MTV, e a banda cantou com Neil justamente o clássico já citado acima.

1 – Show no Festival de Roskilde
Como nem sempre o que nos marca é alegre, o posto número um da lista de momentos marcantes do Pearl Jam vai para um dos acontecimentos mais trágicos da banda. O Festival de Roskilde é um dos mais tradicionais da Europa e naquele ano (2000) recebeu como grande headline o grupo de Seattle. O local estava abarrotado de gente, mas ainda não havia preocupação alguma por isso, já que nesta época era normal estádios lotados desta forma. O que ninguém imaginava que aquela cena das pessoas se espremendo iria se transformar numa catástrofe de proporções gigantescas. Estávamos ainda no início do show quando o empurra, empurra começou a ficar mais intenso e algumas pessoas passaram a sentir-se mal. Deste instante para frente o que vimos foram fãs se espremendo, uns pisando em cima de outros e Eddie desesperado tentando ajudar, sem poder fazer nada. O resultado de tudo isso foram oito mortes, oito fãs do grupo que se foram no dia que provavelmente seria o mais feliz de suas vidas. O acontecimento abalou de forma tão intensa a banda que Eddie Vedder se refugiou, fazendo todos acreditarem que estávamos diante do fim da banda. Para a nossa sorte não foi isso que aconteceu, eles voltaram e o Pearl Jam inclusive homenageou os fãs mortos no Festival com a linda canção “Love Boat Captain”.

Esses foram os cinco momentos mais icônicos e marcantes do Pearl Jam. Consegue lembrar de mais algum?

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque