zoom

Uma das grandes estrelas do cinema nacional, Sonia Braga comemora 70 anos


A eterna Gabriela se tornou um dos maiores símbolos sexuais do país

Em meados dos anos 70 Sonia Braga já era uma das atrizes mais destacadas no cenário nacional. Já havia conquistado o país com o papel título de “Gabriela” e se tornado um dos maiores símbolos sexuais do país.Mas o melhor ainda estava por vir. Entre 75 e 85, Sonia fez três dos filmes mais importantes da história do cinema nacional – “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto; “A Dama do Lotação”, de Neville D’Almeida e “Eu Te Amo”, de Arnaldo Jabor. Nesse período participaria de outra novela que marcou história – “Dancin Days”. E ainda levaria “Gabriela” para o exterior, abrindo as portas do mercado internacional para seu talento.

Sonia começou a escrever aí uma outra história e ganhou o mundo. Virou musa de Robert Redford, filmou com Clint Eastwood, fez um papel tríplice em “O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco, premiado com o Oscar. Concorreu ao Globo de Ouro, ao Emmy e ao Bafta. Participou de muitos filmes e seriados importantes como “Sex and the City”, “Law and Order”, “CSI: Miami”. Hoje faz 70 anos, com uma longa história pra contar. E ainda na ativa.

A Sonia dos dias de hoje, que exibe no rosto as marcas do tempo, continua uma atriz à frente do seu tempo. Recentemente virou a musa do diretor Kleber Mendonça Filho, e estrelou dois filmes que já marcaram história na recente história da sétima arte no país, “Aquarius” e “Bacurau”. O segundo foi premiado em Cannes. Morando no Brasil e Nova Iorque, não desiste de um país melhor – e segue firme em campanha contra o presidente Jair Bolsonaro.

Os 70 anos de Sonia mereciam comemorações, mas os tempos não permitem. Mas a estrela continua brilhando e amada pelos brasileiros. Quando tudo terminar, comemorações com certeza virão. A SANBRA (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro), por exemplo, antiga empresa Bunge, desenvolveu uma margarina especial para a cozinha doméstica, a margarina “Flor”, cuja campanha foi inteiramente baseada no sucesso de Bruno Barreto (a campanha inclusive foi dirigida por ele).

Esta semana eles anunciaram que as fotos e vídeos da campanha, estrelada por Sônia Braga, estarão disponíveís para consulta e visitação, após o fim do isolamento.

 

Por A.Dayrell

 


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque