fan-news

Chitãozinho e Xororó falam sobre a influência de John Mayer na carreira


Evidências, Fio de Cabelo, Sinônimos…se você é fã de música sertaneja ou tem familiares que são fãs, com certeza já escutou algum desses sucessos. Mas por que estamos falando sobre isso em um site dedicado a John Mayer? É simples! As famosas vozes que entoam essas músicas são de dois grandes fãs do nosso guitarhero! Isso mesmo, Chitãozinho e Xororó são fãs de John Mayer!

A equipe do JMBR conversou com a dupla, que falou sobre como a música do John influenciou o trabalho deles!

Como conheceram o trabalho do John

Chitãozinho e Xororó estão sempre antenados no que está rolando no mundo musical nos mais diversos estilos. Esse é um dos motivos para que eles estejam há mais de 40 anos na estrada, sempre com novos álbuns e shows lotados. Mas como a dupla chegou ao som do Mayer?

“Meu filho me apresentou o trabalho do John Mayer e me tornei fã na hora. Fui duas vezes aos Estados Unidos somente para assistir ao show dele e vi a apresentação no Brasil também.”, lembra Xororó, primeira voz da dupla.

Isso mesmo, eles também estavam lá naquele 19 de setembro de 2013 na Arena Anhembi!

John Mayer no Brasil

Aliás, não só Chitãozinho, Xororó e Junior são fãs, Sandy e Lucas Lima também são. A família assistiu tudo bem de perto e ainda foi ao camarim tirar fotos com o John. Xororó nos contou como foi esse momento.

“A família toda é fã dele. Sou suspeito para falar, mas posso dizer que não gostei quando acabou o show ” (risos).

Inclusive, segundo o marido de Sandy (via Twitter), eles tentaram convidar o John para participar da gravação de seu último DVD. A parceria não foi possível por conta da movimentada agenda do Dead & Company.

JMBR01

Influência

Não é surpresa que essa admiração tenha impactado as produções musicais da dupla em algum momento. O DVD “Do Tamanho Do Nosso Amor”, gravado no Wood’s Bar em São Paulo em 2013, é um dos maiores exemplos disso.

“Nós assistimos os vídeos do John Mayer tocando com o Keith Urban e nos inspiramos para atualizar nosso som. As imagens ficaram tão dinâmicas e com a linguagem que queríamos, que resolvemos lançar o DVD que não estava previsto inicialmente”, comenta Chitãozinho.

A parceria entrosada de John + Keith sempre rende bons trabalhos, mas o show que inspirou a dupla sertaneja realmente é algo a ser revisto.

“A música dele acaba influenciando a nossa. Quando estamos compondo, tocando violão, lembramos de alguma música dele e sempre vem a inspiração. Gostamos muito de inovar e misturar estilos para mostrar nosso trabalho ao público.”, diz Xororó

Músicas preferidas

Se o Born and Raised e o Paradise Valley não agradaram a muita gente, o mesmo não pode ser dito de nossos entrevistados do dia. A veia country/folk presente nesses álbuns traz uma certa identificação com o sertanejo tocado por aqui. Não é por acaso que algumas faixas aparecem dentre as preferidas da dupla. Mas não para por aí, o trabalhos mais pop do John também entram na lista.

“Adoramos o repertório dele! Adoro a música ‘Whiskey, Whiskey, Whiskey’!”, diz Chitãozinho. Já as preferidas de Xororó são “Speak for Me” e “Friends, Lovers or Nothing”.

Porque tantos artistas sertanejos tem John Mayer como inspiração?

O fenômeno John Mayer/sertanejo brasileiro realmente é algo interessante. Além de Chitãozinho e Xororó, temos vários outros exemplos de artistas adeptos ao estilo e que se declaram fãs mayerísticos. Mateus, da dupla Jorge & Mateus, não só usa sets de guitarra, pedais e amplificadores parecidos ao do John, como também trouxe várias referências do “Where The Light Is” para os novos trabalhos da dupla.

É só reparar na introdução do álbum “Os Anjos Cantam” e no climinha de introdução de “Belief” no Where The Light Is.

Michel Teló também é outro que admitiu ser fã. Ao longo de 2015, o disco que mais tocou no Spotify do cantor foi o “Where The Light Is”.

Chitãozinho explica isso de uma forma direta:

“A música é universal. Tem que tocar o coração e ser sentida.”

Em meio a elogios como “Ótimo cantor, toca muito e as letras dele também são maravilhosas” e “É um artista completo”, é fato que Chitãozinho & Xororó estão tão ansiosos quanto a gente pelos novos trabalhos de John Mayer.

A verdade é que, de guitarristas bluseiros a violeiros do sertão, John tem colecionado cada vez mais admiradores. E esse é o maior prêmio pela versatilidade nas suas composições e na sua maneira de tocar.

Por John Mayer BR


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque