zoom

15 anos sem Cássia Eller, uma das maiores vozes que o Brasil já ouviu


Em dezembro de 2001, uma das maiores vozes do Brasil e – porque não? – do mundo nos deixou

Perdemos Cássia Eller. A notícia chocou o Brasil inteiro no dia 29 de dezembro de 2001. Foi um baque para todas as gerações – de crianças a adultos – que ouviam suas músicas e CDs tocando nas rádios e no carro diariamente. Foi um susto para os jovens, que cantavam “Malandragem” a plenos pulmões, como quem se identifica com a música (mesmo talvez não entendendo tanto assim a profundidade de sua letra) e para os mais velhos, que ouviam a mesma canção, entendendo exatamente o que ela queria dizer.

Foi uma perda sem tamanho para a música brasileira, mas não ficamos órfãos. Ficamos bem cuidados por seu legado e suas canções que hoje já não tocam mais nas rádios, mas ainda estão presentes em nossas playlists. E não só suas músicas, mas a figura de Cássia Eller, com sua personalidade forte e segurança, também nos preenche de certa forma.

As imagens acima aconteceram no Rock in Rio 2001, quando a cantora, sem que ninguém esperasse, levantou a camisa e mostrou os seios para o público presente – cerca de 200 mil pessoas. Apesar de chocar alguns com esse lado irreverente, sua amiga Lan Lan garante: Cássia era uma pessoa muito doce fora dos palcos.

O show completo do RIR 2001 ainda conquistou artistas internacionais: Dave Ghrol ficou impressionado com a performance da brasileira e a convidou para abrir os shows de sua banda, o Foo Fighters (o que, infelizmente, não chegou a acontecer). Mas sua apresentação continuou sendo tão marcante que, em 2006, foi lançada no CD e DVD póstumo Rock in Rio: Cássia Eller Ao Vivo.

Mas o evento foi apenas uma pequena parte de sua carreira. Cássia teve uma longa e bem-sucedida caminhada. O interesse pela música começou quando a cantora ganhou seu primeiro violão, aos 14 anos, enquanto ainda era Cássia Rejane Eller. Depois disso – acreditem –, a artista passou por corais, trabalhou como corista em duas óperas, cantou em um grupo de forró, fez parte do primeiro trio elétrico de Brasília e tocou surdo em um grupo de samba, até se transformar na saudosa Cássia Eller, que marcou nossas vidas e nos fez, mais do que escutar, sentir suas canções. Ou a nostalgia nunca te dominou ao ouvir “Por Enquanto”?

Cássia também foi a musa inspiradora de Nando Reis. A dona do All Star azul, que morava no 12° andar de um prédio nas Laranjeiras, ficou eternizada na canção do amigo, “All Star” (como se precisasse disso para ninguém esquecê-la), e também gravou sua própria versão da música. E esta não é a única composição que Nando fez para a amiga ou que ela regravou: “O Segundo Sol”, “Luz dos Olhos”, “E.C.T” (escrita também por Marisa Monte e Carlinhos Brown) e “Relicário”, entre outras tantas, foram escritas pelo parceiro musical.

Não foi apenas Nando Reis que emprestou suas letras brilhantes para a voz, não menos brilhante, de Cássia Eller. Renato Russo, Cazuza, Frejat, Moraes Moreira e muitos outros nos agraciaram com esta combinação especial entre suas letras e a interpretação da cantora.

Mas havia também quem inspirasse Cássia. E, para isso, basta ver o clipe abaixo e sentir o amor que transborda dele. O registro conta com a presença de Chicão, filho da cantora, e Maria Eugênia, sua companheira (que ficou com a guarda de seu filho, que hoje já tem mais de 20 anos).

Foram oito álbuns lançados em vida, além dos DVDs, como o Acústico MTV, que vendeu mais de 250 mil cópias alcançando a marca de DVD de Diamante. Mesmo após sua morte, ainda pudemos nos deliciar com suas canções e comemorar o lançamento de novos álbuns, como por exemplo, Dez de Dezembro, lançado em 2002 (um ano após sua morte), por Nando Reis, e Do Lado do Avesso, desenvolvido pela gravadora Universal Music no ano em que a cantora comemoraria seu 50° aniversário.

Hoje, só nos resta agradecer por termos ouvido a voz e curtido o som dessa cantora que fez história na música brasileira.

Por Isadora Ancora


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.